Mais de 27 milhões de
pessoas fazem compras online no Brasil regularmente. E, se os
consumidores estão mais acostumados a encher o carrinho virtual, uma
série de serviços também facilita a vida de quem vai abrir uma loja
online.
-DotStore, Locaweb Webstore, Loja Virtual UOL HOST e MercadoShops:
são algumas das que apresentam configurações fáceis para quem é
iniciante. Com planos que variam de nada a R$700 por mês, elas incluem
no pacote de hospedagem uma série de serviços – de páginas prontas
customizáveis e ferramentas de pagamento e integração com o Facebook e o
Twitter.
como montar uma loja online
São Paulo - Comprar pela internet tornou-se tão comum quanto caminhar
pelo shopping no final de semana. De um total aproximado de 80 milhões
de brasileiros conectados, 27 milhões fazem compras online com
regularidade. Só no ano passado, 4 milhões de internautas fizeram sua
primeira incursão no e-commerce. Se antes as vendas virtuais eram
restritas a itens de baixo valor, hoje sites movimentam muito dinheiro
vendendo produtos como tênis, roupas e eletrônicos.
Ao contrário do que muitos
pensam, não é preciso ter uma empresa estruturada, saber programar e
investir muito para criar um sistema funcional de comércio eletrônico.
Com
a ajuda de lojas virtuais prontas, é barato e fácil montar sua loja
online, fazer sistema de pagamento, gerar ofertas e até controlar
estoque. Para mostrar isso na prática, INFO criou uma loja de camisetas
gastando o mínimo de tempo e dinheiro. E assim nasceu a INFOLab Store
(infolabstore.mercadoshops.com.br). Veja, a seguir, as facilidades e os
obstáculos encontrados na empreitada.
A escolha
Os
quatro serviços analisados por INFO têm qualidades e defeitos
semelhantes. DotStore, Locaweb Webstore, Loja Virtual UOL HOST e
MercadoShops apresentam configurações fáceis para quem é iniciante, com
tarefas como cadastrar produtos e fechar compras funcionando de forma
intuitiva e sem burocracia. A personalização do visual é o ponto fraco
comum a todas as lojas prontas. Quem sabe programar pode usar seu
próprio código para criar um visual mais bacana. Quem não sabe, ficará
restrito aos templates já desenhados.
Houve
um empate técnico entre os quatro serviços testados. Mas escolhemos o
MercadoShops, do Mercado Livre, para nossa loja porque é o único a
oferecer um plano gratuito, com restrições que não incomodam o vendedor
de primeira viagem.
Outra opção para os lojistas de internet é investir do chamado
social-commerce, o comércio nas redes sociais. A vantagem de vender seu
produto nesses espaços é a proximidade com o consumidor e a chance de
ter sua página recomendada de forma muito mais fácil. Liderando o
segmento, está o f-commerce, ou comércio no Facebook. Várias empresas
oferecem um aplicativo para transformar sua página:
LikeStore: O
serviço customiza sua página, expõe produtos, faz entregas, calcula
frete para os Correios e realiza cobranças de pagamento via cartão de
crédito e boleto sem que o cliente saia da rede social. A LikeStore
cobra 2% de comissão por cada transação realizada, além de separar 5,9%
para a Moip, a empresa que cuida dos pagamentos.
Kauplus: Não cobra nenhum
tipo de comissão ou mensalidade. Possui várias ferramentas que ajudam o
empreendedor a controlar o negócio, como notificações de atividade e
filtragem de buscas na página. Além disso, o serviço lançou recentemente
um grande shopping virtual no Facebook para agregar mais de duas mil
lojas. Na página do Kauplus Shopping, os usuários podem buscar em todo o catálogo de parceiros.
MySocial Shop: Além de
customizar o visual, dá para restringir o acesso à loja, liberando
somente perfis autorizados. Esse tipo de serviço seria útil para
empresas que só podem comercializar para pessoas jurídicas. O MySocial
Shop ganha 1,49% de comissão sobre o valor de cada venda, e a empresa
responsável pelos pagamentos retém entre 1,89% a 6,39%. Uma parceria do
serviço permite que as lojas cadastradas anunciem seus produtos de graça
no site de compras Buscapé. Como o Kauplus, o MySocial Shopping também
possui um espaço que integra todas as suas lojas no Facebook e permite
aos usuários fazer buscas em toda a rede de parceiros.
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