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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Monte uma loja virtual

Mais de 27 milhões de pessoas fazem compras online no Brasil regularmente. E, se os consumidores estão mais acostumados a encher o carrinho virtual, uma série de serviços também facilita a vida de quem vai abrir uma loja online.
-DotStore, Locaweb Webstore, Loja Virtual UOL HOST e MercadoShops: são algumas das que apresentam configurações fáceis para quem é iniciante. Com planos que variam de nada a R$700 por mês, elas incluem no pacote de hospedagem uma série de serviços – de páginas prontas customizáveis e ferramentas de pagamento e integração com o Facebook e o Twitter.
como montar uma loja online
São Paulo - Comprar pela internet tornou-se tão comum quanto caminhar pelo shopping no final de semana. De um total aproximado de 80 milhões de brasileiros conectados, 27 milhões fazem compras online com regularidade. Só no ano passado, 4 milhões de internautas fizeram sua primeira incursão no e-commerce. Se antes as vendas virtuais eram restritas a itens de baixo valor, hoje sites movimentam muito dinheiro vendendo produtos como tênis, roupas e eletrônicos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter uma empresa estruturada, saber programar e investir muito para criar um sistema funcional de comércio eletrônico.
Com a ajuda de lojas virtuais prontas, é barato e fácil montar sua loja online, fazer sistema de pagamento, gerar ofertas e até controlar estoque. Para mostrar isso na prática, INFO criou uma loja de camisetas gastando o mínimo de tempo e dinheiro. E assim nasceu a INFOLab Store (infolabstore.mercadoshops.com.br). Veja, a seguir, as facilidades e os obstáculos encontrados na empreitada.
A escolha
Os quatro serviços analisados por INFO têm qualidades e defeitos semelhantes. DotStore, Locaweb Webstore, Loja Virtual UOL HOST e MercadoShops apresentam configurações fáceis para quem é iniciante, com tarefas como cadastrar produtos e fechar compras funcionando de forma intuitiva e sem burocracia. A personalização do visual é o ponto fraco comum a todas as lojas prontas. Quem sabe programar pode usar seu próprio código para criar um visual mais bacana. Quem não sabe, ficará restrito aos templates já desenhados.
Houve um empate técnico entre os quatro serviços testados. Mas escolhemos o MercadoShops, do Mercado Livre, para nossa loja porque é o único a oferecer um plano gratuito, com restrições que não incomodam o vendedor de primeira viagem.
Outra opção para os lojistas de internet é investir do chamado social-commerce, o comércio nas redes sociais. A vantagem de vender seu produto nesses espaços é a proximidade com o consumidor e a chance de ter sua página recomendada de forma muito mais fácil. Liderando o segmento, está o f-commerce, ou comércio no Facebook. Várias empresas oferecem um aplicativo para transformar sua página:
LikeStore:  O serviço customiza sua página, expõe produtos, faz entregas, calcula frete para os Correios e realiza cobranças de pagamento via cartão de crédito e boleto sem que o cliente saia da rede social. A LikeStore cobra 2% de comissão por cada transação realizada, além de separar 5,9% para a Moip, a empresa que cuida dos pagamentos.
  • Comércio eletrônico
Kauplus: Não cobra nenhum tipo de comissão ou mensalidade. Possui várias ferramentas que ajudam o empreendedor a controlar o negócio, como notificações de atividade e filtragem de buscas na página. Além disso, o serviço lançou recentemente um grande shopping virtual no Facebook para agregar mais de duas mil lojas. Na página do Kauplus Shopping, os usuários podem buscar em todo o catálogo de parceiros.
MySocial Shop:  Além de customizar o visual, dá para restringir o acesso à loja, liberando somente perfis autorizados. Esse tipo de serviço seria útil para empresas que só podem comercializar para pessoas jurídicas. O MySocial Shop ganha 1,49% de comissão sobre o valor de cada venda, e a empresa responsável pelos pagamentos retém entre 1,89% a 6,39%. Uma parceria do serviço permite que as lojas cadastradas anunciem seus produtos de graça no site de compras Buscapé. Como o Kauplus, o MySocial Shopping também possui um espaço que integra todas as suas lojas no Facebook e permite aos usuários fazer buscas em toda a rede de parceiros.

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