Quem é bom nos cliques
pode criar uma página para vender suas fotos ou se cadastrar em alguns
dos grandes bancos de imagens da web. Mas atenção: a maioria não aceita
trabalhos com cara de amador.
iStockPhoto: Criado em
2000, o banco de imagens gratuito passou a cobrar por seu conteúdo no
ano seguinte. Mais conhecido por suas fotos, ele também armazena vídeos,
logos e ilustrações para venda. O site paga 15% do valor ao dono do
material, mas pode chegar a 45% se a pessoa for membro exclusivo (não
fornecer para outras plataformas). Outra vantagem é poder entrar para a
lista de fornecedores do Getty Images, um dos maiores bancos virtuais.
Para ser membro do iStockPhoto, no entanto, é preciso fazer um cadastro e
ser aprovado, submetendo três peças para avaliação.
Shutterpoint:
Menos exigente em relação aos seus membros, o Shutterpoint vende apenas
imagens e paga proporcionalmente mais por elas: entre 70% e 85% do
valor ficam com o dono do material. Para começar a vender, basta criar
um cadastro e fazer o upload na plataforma. Duas ferramentas (What´s
Selling e Marketable Photography Guide) ajudam a saber o que está sendo
mais buscado no momento.
Shutterstock: Seja em
relação a fotos, vetores ou vídeos, o banco é exigente com seus membros.
Para começar a vender, é preciso submeter 10 imagens para avaliação. Se
três ou mais não forem aprovadas, é preciso esperar 30 dias para tentar
um novo cadastro. Cada foto rende de US$0,25 a US$75, e cada vídeo, de
US$2,50 a US$23.
PhotoShelter: Se a sua
ideia é vender por conta, o PhotoShelter é uma boa solução. O serviço
permite que você crie seu próprio site de venda de imagens, com sistema
de cobrança e ferramentas que incluem integração com mídias sociais. Não
há limite para tamanho dos arquivos, que podem ser JPG, RAW, TIFF, e
PSD. Com mensalidades de US$9,99 a US$49,99, ele oferece diferentes
planos. Do básico, com um template pronto para a página e 10GB de
armazenamento, ao Pro, com 10 opções de layout e 1000 GB. Quem quiser,
pode testar o serviço por 14 dias de graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário